terça-feira, 25 de outubro de 2011



Oi meninas!!!!

Este post está atrasado mas, como ainda estamos em outubro, eu não poderia deixar de fazê-lo. 

Outubro foi eleito como o mês de combate ao câncer de mama. Esta ainda é uma das doenças que mais mata mulheres em todo o mundo e, como todas vocês devem saber, tem alta taxa de cura se detectado precocemente. Esta detecção é feita através do auto-exame da mama e da mamografia. A realização desta aumenta o índice de diagnóstico precoce e reduz em até 35% a mortalidade pela doença. Indica-se que a partir dos 40 anos seja feita regularmente, pelo menos 1 vez ao ano.

Essa ação de combate ao câncer de mama é realizada em vários locais nesta época do ano. Aqui mesmo em Campina, o Outubro Rosa está sendo promovido esse mês ( minha amiga Lourdinha Ramalho é militante ativa da causa). Chamou-me bastante a atenção ao ver nos EUA os mais diversos seguimentos de comércio e serviços, mobilizados em torno desta causa. Do pedágio ao shopping há cartazes, blusas e vários "lembretes" sobre a campanha. O lacinho rosa aparece todo tempo para lembrar-nos de cuidar da saúde. E os estabelecimentos participantes da campanha doam uma parte de seus lucros para ajudar nas campanhas de combate à doença.



Pois bem meninas, é nesse ponto em que eu chamo a atenção de vocês. Geralmente temos o mau hábito de achar que certas patologias só atingem pessoas mais velhas. É verdade que a idade faz a prevalência de algumas doenças aumentar com o passar dos anos mas, isso não exclui a ocorrência de casos em pessoas mais jovens. Sendo assim, nenhuma de nós está imune a esta doença e, não custa nada consultar o ginecologista uma vez ao ano, realizar o auto-exame, enfim, se cuidar. O cuidado que temos hoje com nosso corpo se reflete na nossa saúde de amanhã. Lembrem-se disso e, aproveitem para alertar mãe, irmã, prima, enfim, as mulheres em geral para que os índices de mortalidade por esta doença caiam cada vez mais!

Fica o alerta para todas nós!!

Beijinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário